31 de jul. de 2009

NECESSIDADES DA CRIANÇA


SETE NECESSIDADES BÁSICAS DA CRIANÇA


1. AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM SENTIDO, DE SIGNIFICADO:
Os seres humanos necessitam ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado. Não conseguiremos viver conosco mesmos se sentirmos que não temos valor ou se gostamos de nós mesmos.
De que forma podemos desenvolver este senso de significado?
1. Investir no relacionamento conjugal, demonstrando amor um pelo outro diante dos filhos.
2. As crianças não devem ser o centro de nossas atenções.
3. As crianças devem ser respeitadas em seu processo de maturação, não podem ser forçadas a alcançar posições superiores às suas possibilidades.
Atitudes dos pais que podem gerar complexo de inferioridade nos filhos:
ü elogios freqüentes a um dos irmãos;
ü ferir o auto-respeito;
ü exposição da criança ao ridículo, sarcasmo, zombaria, desprezo.
Como construir um sentido de significado?
ü Elogiar a criança pelos seus pequenos serviços e atitudes. Como diz Bruno Bettelleim : “A convicção sobre o próprio valor sópode resultar do sentimento que a pessoa tem de que seu trabalho é importante e que ela se desempenha bem dele.”
ü Apresentar a criança a outros pelo nome.
ü Permitir que a criança fale por si mesma quando alguém lhe faz perguntas.
ü Respeitar as opiniões e sentimentos da criança.
ü Passar mais tempo com a criança, dando a devida atenção.
ü Confiar nelas para que desenvolvam um senso de dignidade.
2. AS CRIANÇAS PRECISAM DE SEGURANÇA
Condições que criam insegurança:
1. Conflitos mal-resolvidos entre os pais que não sabem lidar com as diferenças de opinião.
2. Mobilidade constante traz dificuldades de ajustamento aos novos locais e pessoas.
3. Falta de disciplina, de limites estabelecidos.
4. Ausência dos pais em casa.
5. Críticas freqüentes provocam sentimento de fracasso e incompetência.
6. Pais que dão presentes e dinheiro, mas não dispõem de tempo, nem demonstram amor pelos filhos.
7. Insegurança e ansiedade dos pais.
Condições que criam segurança:
1. Harmonia, lealdade e comprometimento dos pais em seu casamento.
2. Certeza do amor dos pais que se concretiza em gestos de afeto.
3. União na família, para o alcance de metas, gera o senso de estabilidade.
4. Manutenção da rotina, horário habitual para as refeições e sono.
5. Disciplina administrada de forma amorosa.
6. Administração de toque (abraços, colo, carícias, beijos etc.)
7. Sensação de pertencimento para sentir-se aceita, valorizada e digna de valor.
3. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ACEITAÇÃO
Assim como a saúde do corpo depende da alimentação e de exercícios físicos adequados, a saúde emocional depende da auto-estima, senso de utilidade, aceitação e valorização.
Por que as crianças sentem falta de aceitação?
ü Críticas constantes que geram sentimentos de fracasso, rejeição e desajustes.
ü Comparar a criança com outros, em nível de desempenho e competências.
ü Querer que as crianças atendam às expectativas da juventude dos pais.
ü Superproteger a criança faz com que se sinta incapaz de realizar tarefas.
desenvolvam. Manter expectativas frustradas, revelando-as aos seus filhos.
O que dá lugar ao sentimento de aceitação?
ü A criança deve ser tratada e apreciada como única, ter certeza de que é amada do jeito que é.
ü Auxiliar a criança a descobrir o prazer de realizar algumas atividades.
ü Permitir que a criança descubra que é amada, desejada e apreciada.
ü Aceitar as amizades do filho.
ü Manter a sinceridade e não ter receio de revelar suas fraquezas.
ü Ouvir os filhos com o coração.
ü Valorizar o filho, tratando-o como uma pessoa de valor.
ü Contribuir
4. AS CRIANÇAS PRECISAM AMAR E SER AMADAS
“A suprema felicidade da vida está na convicção de que somos amados.” (Victor Hugo)
A forma como estendemos amor a nossos filhos afetará profundamente a nossa forma de nos relacionarmos com os outros. Amar e ser amado produz a sensação de pertencimento que produz a segurança necessária para enfrentar a vida.
Seus filhos sabem que são amados?
ü Aprendemos a amar, pois nascemos com capacidade para isto. Correspondemos ao amor que nos é demonstrado.
ü Ensinamos o nosso filho acerca do amor de Deus e da beleza do sexo quando expressamos, diante dEle, o amor pelo cônjuge.
ü Demonstramos o amor quando o comunicamos através de palavras e de gestos.
ü Amamos quando revelamos o prazer que sentimos na companhia do outro.
ü O amor é demonstrado quando demonstramos que confiamos nos nossos filhos.
ü Ouvir os filhos é uma das melhores formas de amá-los e termos a certeza de que seremos ouvidos no futuro.
ü Este nobre sentimento contribui para compartilharmos experiências, as quais promovem a união, compreensão e comunicação.
ü Quem ama, constrói relacionamentos francos e confortáveis, atentando para a verdadeira identidade da criança.
ü As pessoas amadas sabem que são mais importantes que as coisas.
5. AS CRIANÇAS PRECISAM DE ELOGIOS
Tornamos as pessoas belas quando as louvamos e encorajamos com sinceridade. Precisamos de calor e ternura para mudar para melhor. Os nossos problemas de identidade são causados pelas críticas. O elogio não estraga a criança. Mas, se ela não o receber, passará a buscá-lo de forma errônea.
ü Deve-se elogiar o desempenho da criança e não a sua personalidade, sempre apontando para o progresso e evolução da criança.
ü O louvor deve ser dado pelas pessoas que ocupam uma posição privilegiada no cotidiano da criança. Dessa forma, se promoverá a generosidade, iniciativa e cooperação.
ü O elogio deve ser sincero.
ü A criança deve ser elogiada pelas ações de iniciativa própria.
ü As atitudes dos pais são tão importantes quanto as palavras de ânimo.
6. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DISCIPLINA
Disciplinar a criança exige sabedoria, paciência e persistência. Não basta haver amor por parte dos pais. Os sentimentos de cordialidade, afeição e amor devem ser temperados com conhecimento, compreensão e auto-controle. Se a criança tiver liberdade ilimitada, certamente se assustará e se tornará insegura. A verdadeira liberdade será alcançada quando houver limites. Estes limites devem ser bem compreendidos e colocados em prática.
“1. Definição de disciplina. A disciplina é no geral definida como castigo que produz obediência. Este conceito é muito limitado. A palavra disciplina deriva de discípulo. Tanto disciplina como discípulo têm origem no termo latino para pupilo, significando instruir, educar e treinar. A disciplina envolve a modelagem total do caráter da criança, encorajando o bom comportamento e corrigindo aquele que é inaceitável. O castigo é a parte da disciplina que fornece uma restrição curta e temporária.
O castigo do mau comportamento não produz automaticamente o bom comportamento. A disciplina inclui também a responsabilidade dos pais em obter, encorajar, construir o bom comportamento em substituição ao mau. A disciplina inclui tanto o cultivo como a restrição – dois elementos necessários para a vida. Um bom jardineiro cultiva e poda suas plantas a fim de obter bons frutos. As ervas daninhas florescem naturalmente sem cuidado especial. Treinamento é o que devemos fornecer a nossos filhos. Ao encarar a disciplina nesses termos mais amplos, compreendemos que os métodos a serem aplicados podem variar muito mais do que pensamos geralmente. A disciplina inclui tudo que um pai faz ou diz para ajudar seu filho a aprender e desenvolver-se na direção da maturidade.
2. Propósitos da disciplina. Os pais devem perguntar continuamente a si mesmos:’Qual o objetivo final que desejo alcançar no treinamento de meus filhos?’
3. Métodos de disciplina. A reação da criança à disciplina dos pais tem muito mais significado do que o método usado.”[1]
Os métodos de disciplina podem ser resumidos em três categorias:
a) Regulamento – estabelecimento de regras.
b) Imitação – o modelo da criança está nas ações dos pais, do que são, fazem e dizem.
c) Inspiração – resultante da felicidade e satisfação dos pais.
A disciplina e o controle só vão funcionar quando há estrutura de bons sentimentos, afeição e alegria.
Os cinco princípios de disciplina do Dr. James Dobson:
1. Desenvolver respeito pelos pais, atentando para os seus princípios religiosos.
2. Reconhecer que a comunicação no geral melhora depois do castigo.
3. Controle sem implicância.
4. Não saturar o filho com excessivo materialismo.
5. Evitar extremos no controle e no amor.
7. AS CRIANÇAS PRECISAM DE DEUS
As primeiras orientações bíblicas para os pais estão em Dt 6. 6-8.
- Os pais devem ter, em primeiro lugar, comunhão com Deus: conhecer o caminho, mostrá-lo e seguir através dele. A compreensão do amor de Deus, misericórdia, perdão, aceitação e a verdade da Palavra de Deus resultarão do relacionamento familiar.
- O treinamento religioso é responsabilidade direta dos pais. A colaboração e encorajamento dos pais são os pré-requisitos para o desenvolvimento espiritual da criança na igreja.
Observando o texto bíblico de Sl 78. 1-8, verificamos os três propósitos da instrução:
1. depositar fé em Deus;
2. lembrar-se das obras divinas, guardando os seus mandamentos;
3. impedir o descontrole, teimosia e rebeldia.
- A instrução deve ser constante, contínua. Até os quinze anos, a criança normal pode fazer até 500.000 perguntas. A ausência de ensino sobre Deus pode expor a criança a toda sorte de falsos deuses e filosofia.
- A maior parte da orientação é comunicada através do exemplo.
Este texto é uma síntese do livro:
DRESCHER, John, M. Sete necessidades básicas da criança. Trad. Neyd Siqueira. 12. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
Colaboração para o Portal EscolaDominical : Profa. Amélia Lemos Oliveira.
Bibliografia
(John M. DRESCHER, Sete necessidades básicas da criança, p.82-3)

22 de jul. de 2009




"Deus é capaz de fazer infinitamente mais
do que tudo que pedimos ou pensamos, de
acordo com o seu poder que atua em nós"

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(Efésios 3:20)




21 de jul. de 2009

Sonhos Assado


Sonhos Assado


Massa:
02 ovos
02 colh. de margarina cheia
1/2 x. de açucar
10gr de fermento seco
01 pitada de sal
1 e 1/2x. de leite morno
1 colher de essencia de baunilha
+ou-500 gr de farinha de trigo


Coloque os ingredientes na maquina, bata até a massa ficar uma massa lisa,
então faça bolinhas pequenas e coloque num tabuleiro untado com oleo e farinha.
Deixe crescer bem e leve no forno pra assar, no forno medio.
Depois corte com uma faca e recheie a seu gosto.
polvilhe com açucar de confeiteiro

caracóis folhado de coco e leite condensado

caracóis folhado de coco e leite condensado
na maq de pão coloque:

1 e1/4 de medida de liquidos incluido 2 ovos inteiros batidos
1 colher de sopa de oleo
agua filtrada o quanto baste
1 colher de cafe de essencia de coco
1 colher de sobremesa de margarina
4 colheres de sopa de açucar
1 pitada media de sal
4 xic de medida de farinha especial
3 colheres de leite em pó
1 sache de fermento biologico seco

bata na posição 8

deixe descansar 15min, leve para uma area de trabalho sove levemente p tirar o ar
estique com o rolo, passe margarina gelada, dobre e estique novamente.
repita 4 dobras.

misture leite condensado com coco ralado e espalhe sobre a massa esticada.
enrole e corte rodelas. (ou tambem pode-se abrir a massa cortar tiras e passar o recheio
nas tiras e ir enrrolando como um caracol) deixe crescer e asse em temperatura quente ate dourar.
ainda quente jogue por cima calda de agua e glaçucar.

Obs:enrolando uma a uma o resultado é melhor ficam mais bonitas.

Pão Trança de Côco




Pão Trança de Côco

300ml de leite de côco
10 col sopa de açúcar
1 col chá de sal
2 col sopa de manteiga
3 medidores de farinha de trigo branca
3 col chá de fermento seco
1/2 medidor de côco ralado

Calda
1/2 xic de água
4 col de açúcar
côco ralado para decorar

Coloque os ingredientes nessa mesma ordem na massa.Pode deixar assar nela mesmo e será um pão de côco,depois joque a calda por cima (ainda quente) e decore com o côco.

Para modelar as tranças:
Corte pedaços pequenos de massa.
Enrole na mão como de fosse um canudo.Faça três canudos
Trance a massa normalmente e ponha numa assadeira.Deixe crescer por 30 minutos e asse em forno alto.
Depois de dourado,passe a calda de açúcar e joque côco ralado em cima pra decorar.
Pra quem mora em Brasília esse pão é o mesmo que é vendido lá nos ministérios,pelo pessoal das banquinhas.

Algumas receitas de pães que gosto de fazer na maquina de pão


Pão Sovado (Entre os pães basicos este é o melhor pão que já fiz, satisfação garantida)

1 copo de leite morno com um ovo dentro
06 col sopa de acúcar
1/2 col sopa de sal
04 col de sopa de margarina ou manteiga
03 medidores de farinha de trigo peneirada
1 col sopa de fermento seco

Coloque na mãquina nessa mesma ordem e espere amassar,depois retire da forma,faça duas bolas grandes de massa e deixe crescer por aproximadadente 30 minutos.Para decorar faça algus riscos(não muito fundos) na diagonal com uma faquinha e pincele com uma gema.
Asse em forno quente por aprox 30 min ou até dourar!!!!
Esse foi o meu melhor pão de todos os tempos!
Podem testar,não vão se arrepender!

Torta de Massa Podre - Minha Receita de Sucesso

Torta de Massa Podre

Ingredientes:

6 xícaras de farinha de trigo
1 ½ copo de óleo
Um pouco de leite (+ou- 2 dedos de um copo)
2 ovos
2 colher de fermento
4 colheres de margarina
1 pitada de sal
1 sazon a gosto (opcional)

Modo de Preparo

Colocar a farinha de trigo na tigela, abrir um buraco no meio da farinha e ir colocando os ovos, depois o óleo, o leite, vá misturando e colocando o restante dos ingredientes (a massa fica consistente modelável).

Abra metade da massa na forma grande, recheie a gosto e abra a massa na mão ou como preferir e vá distribuindo por cima do recheio. Passe gema de ovo por cima para ficar mais corada e leve para assar e pronto.

Sugestão de recheio:

Refogue um peito de frango cozido e desfiado, com temperos a gosto (tomate, cebola, alho...)
depois de refogado e temperado, junte uma lata de ervilha com milho e por fim meio pote de
requeijão e pronto.

Artesãoª você é abençoadoª....

(Exodo 31:3;5)
"... e o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato."
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